Friday, January 20, 2006

Concursos

No dia 18/12/2005 eu estava em Natal - RN fazendo a prova do concurso da Petrobrás. Depois de pesquisar um pouco sobre os concursos anteriores, escolhi o cargo "Eletricista Especializado". Acabou sendo uma má opção, pois, no fim das contas, outros 443 candidatos se inscreveram para essa mesma função.

Mesmo assim, não perdi as esperanças. E desde aquele domingo, eu estava um tanto quanto ansiosa pelo resultado. Sabia que meu desempenho dependia bastante de como também se sairiam os meus concorrentes.

E nessa semana foi divulgado o resultado.

Definitivamente, a minha 107ª posição não foi boa. Por mais que exista o prazo de 2 anos para serem chamados os candidatos classificáveis, estou ciente que não serei convocada.

Ainda assim, de certa forma, me conforta saber que existem mais de 300 concorrentes que tiveram um desempenho pior que o meu... E, reconheço que não estudei nada, e que esse concurso foi na realidade um teste... Pronto. Está testado! Agora sei quais os pontos fracos e onde devo focar para poder melhorar!

Claro que eu não tenho orgulho de meus fracassos. Mas também não me envergonho deles. Percebi que colegas meus que, assim como eu, não tiveram um bom desempenho, evitam falar sobre o assunto, como se quisessem mesmo esquecer. Respeito a atitude, mas eu prefiro ficar com esse resultado bem vivo em minha mente, para aprender com ele, e me consertar. Das duas, uma: ou eu comprovarei que realmente não tenho nível suficiente para poder concorrer a essas vagas, ou me surpreenderei ao perceber que fui capaz de me superar e, quem sabe, vir a ser aprovada!

É como eu já escrevi antes no meu fotolog:

"- A gente não faz concurso pra passar, a gente faz concurso ATÉ passar!"


Então... Eis que surge agora uma nova oportunidade, outro concurso com o mesmo nível de dificuldade, provavelmente os mesmos concorrentes, e praticamente a mesma empresa: a Transpetro.

Para quem não sabe, enquanto a Petrobrás é responsável pela exploração, produção e refino do petróleo (além do desenvolvimento de outras formas de energia), a Transpetro é a empresa subsidiária da Petrobrás responsável pelas atividades de transporte e armazenagem de petróleo e derivados, álcool e gás. Esse transporte pode ser marítimo (operado por navios petroleiros) ou terrestre (através de dutos e terminais instalados em todo o país).

Dessa vez, arrisquei um vôo mais alto. Decidi fazer a prova em Salvador-BA, porque acredito que lá as chances de eu ser aprovada e convocada são maiores. Afinal, trata-se do maior pólo petroquímico do nordeste. Inclusive, já comprei a minha passagem para estar lá respondendo à prova no dia 05/03/2006.

Começa uma nova corrida. É o primeiro passo rumo mais uma vez a algo incerto, desconhecido. E depende de mim para concretizar-se, ou não... Desejem-me uma boa prova, porque sorte, pelo visto, todo mundo tem!

Beijos!

2 Comentário(s) para: Concursos

  • Parabéns pela perseverança! Acho que vc está no caminho certo: 'fazendo do tropeço um passo de dança',,, É fabulosa a sua determinação, quando vc põe um negócio na cabeça não há quem tire! Eu tenho certeza que logo logo vc estará lá onde deseja!

    Já eu inicio somente agora minha peregrinação-por-concursos-ATÉ-passar, dia 05 tem prova! Serei eu, mais um na multidão, clamando por um lugarzinho ao sol ;D

    E boa sorte pra todos nós, mas boa prova também!!! ;P


    P.S.: Que bom que o Eliézio passou, espero que os próximos sejamos nós!!!

    Anonymous Anonymous, em 22/1/06 22:31  

  • Certamente minha mãe iria adorar essa frase: "- A gente não faz concurso pra passar, a gente faz concurso ATÉ passar!" Acho até que ela faria uma plaquinha e me presentearia, rssss

    Manda ver moça, sorte e confiança!

    Abraço!

    Anonymous Anonymous, em 28/1/06 00:32  

Post a Comment

<< Voltar ao blog