Monday, October 11, 2004

Os meus 3 lares - III

E para finalizar, do terceiro lar eu sou filha desgarrada... Por outro lado, também faço o papel da boa filha que "sempre à casa torna".

Minha escola

A História diz que na época da segunda guerra mundial, os militares americanos instalaram ali, naquele prédio, o seu Posto de Comando em Fortaleza. A sigla "PC" era pronunciada "pici" pelos soldados gringos. E esse acabou sendo o nome do bairro que surgiu ao redor da base militar. E, com o fim da guerra, o "PC" acabou virando universidade.

Curiosidades à parte, é ali, na Universidade Federal do Ceará, campus do Pici, onde eu também travo verdadeiras batalhas, lutando contra o cansaço, o sono, uma sutil mas onipresente desmotivação, e vou também em busca da "vitória" de algum dia possuir o título de Engenheira de Produção.

Limites, derivadas e integrais de funções com várias variáveis; Normas regulamentadoras; Teoria da probabilidade; Métodos computacionais de cálculo numérico; as 19 macrovariáveis interconectadas no sistema de contas nacionais do Brasil...

Essa é uma pequena amostra do que o futuro engenheiro de produção aprende durante a faculdade. Apesar de eu não ser um exemplo de aluna, e deixar muito a desejar em meu desempenho, tento jogar com as cartas que tenho para ir levando o curso. Já estive melhor do que hoje em dia. Mas também já estive pior...

Os três anos de convivência minha lá, rendem muitas histórias pra contar. A única parte boa em repetir de ano são as amizades que se adicionam, e outras se intensificam mesmo não havendo mais aquela proximidade diária. Aliás, não é dentro da sala que os amigos surgem, mas sim fora dela: nos intervalos, uma aula vaga ou nos churrascos e baladas que a turma combina.

E assim se repetem as minhas noites: depois de um dia inteiro de trabalho, já são dezenove horas e eu chego no campus atrasada, como sempre. Caminho pelos corredores que já são bem familiares para mim, cumprimento alguns colegas que sempre estão ali nos banquinhos no começo dos blocos, e entro na sala de aula discretamente, para não atrapalhar a aula que já se iniciou há meia hora atrás.

No final, volto pra casa, ou não. Mas geralmente é no campus do Pici onde encerro o meu dia urbano. Depois dali o ciclo se reinicia: um novo dia surgirá e meus três lares preencherão meu tempo novamente.

Até mais!

0 Comentário(s) para: Os meus 3 lares - III

Post a Comment

<< Voltar ao blog